Dia 5 – Criação da 1ª Tipografia no Brasil

  A tipografia (do grego typos — “forma” — e graphein — “escrita”) é a arte e o processo de criação na composição de um texto, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica que usa uma prensa de tipos móveis.
Fonte: Wikipédia

No Brasil ela foi criada dia 05 de janeiro de 1808, pois até então as fábricas eram proibidas na colônia. D. João assinou o alvará permitindo que fábricas pudessem funcionar. Foi então fundada, no Rio de Janeiro, a “Imprensa Régia”. Nesse momento a informação começaria a circular, a princípio nas mãos da corte. Logo viria o primeiro jornal, “A Gazeta do Rio de Janeiro”, divulgando toda a informação oficial.
Oficialmente, essa é a data da instalação da primeira tipografia no Brasil.

A tipografia clássica baseia-se em pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos. Mas atualmente têm-se mais recursos e os designers podem ser mais ousados ao criarem as tipografias, um exemplo é um vídeo em que a Toyota cria uma tipografia com caminhos dos carros.

Tipografia criada pela Toyota com caminhos de carros.

Música Cee Lo Green – It’s Ok. Clipe animado apartir da letra da música. 

.

 .
Animação do canadense Olivier Beaudoin, onde ele faz um trabalho fantástico de criação visual utilizando apenas letras.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat