Em visita a Cascavel, no Paraná, a Marré Infinito realiza um papo estimulante com Dirceu Rosa, conhecido como o escultor das mãos, que conta um pouco da sua história e inspirações.
Escultor Dirceu Rosa com a Diretora Criativa da Marré Infinito, Pat Marré. |
Existem inúmeras formas de expressão artística. Mas, são poucos os artistas capazes de dar uma expressão de vida e de sentimento interior à sua obra.
A Marré Infinito conhece bem o trabalho de um artista que consegue realizar isso de forma plena: Dirceu Rosa. Estivemos em Cascavel, no Paraná, com o escultor, também conhecido como o Artista das Mãos, para visitar suas mais novas obras e conversar um pouco sobre sua carreira.
Residente em Cascavel, no Paraná, o escultor é admirado e reconhecido por esculpir mãos e dedos em suas obras, sendo reconhecidas por este detalhe que lhe faz único.
Obra do escultor Dirceu Rosa |
Assim como a Marré Infinito, Dirceu busca, por meio de suas mãos, transmitir aos apreciadores das belas artes toda uma visão do mundo, uma visão humana, de união e fraternidade.
Em um papo descontraído com nossa Diretora Criativa, Pat Marré, em sua casa-oficina em Cascavel, Dirceu contou que começou sua carreira ainda jovem, mais ou menos aos 15 anos. “Comecei no banco da escola, fazendo desenho no caderno”, lembrou.
|
O escultor Dirceu Rosa apresentando suas obras de arte para Marré Infinito |
Dirceu revelou também que quando chegou a Cascavel, há 41 anos, já pensava em ter uma casa turística, onde as portas estivessem sempre abertas para que todos visitassem e conhecessem sua obra. De fato, sua residência é seu atelier aberto ao público para visitação, que é feita por meio de agendamento. (acesse para saber informações de agendamento).
Algumas de suas obras, criadas em madeira, cerâmica, cimento e bronze, estão expostas nos jardins e no interior da residência. Entre elas, uma escultura de Santa Tereza Dávila, com 2 metros de altura, feita para a cidade de Santa Tereza, próxima a Cascavel.
Monumento de Santa Tereza D’ávila |
Na obra de Dirceu Rosa, as mãos e os dígitos apresentam o trabalho da humanidade que busca a realização de seus principais ideais: a vida comum e fraterna entre os seres, na busca do desenvolvimento e do progresso, através.
Escultor Dirceu Rosa |
Desde 1974, Dirceu busca o progresso das artes em Cascavel e tem conseguido grandes resultados. Seu trabalho continua sendo visto e admirado, levando cada um, a sua mensagem, visto que as obras dão ampla margem de interpretação. Com certeza, uma inspiração para nós da Marré Infinito.
Pat Marré com a Deise Rosa e Maria Emilia Rosa, filha e esposa do escultor Dirceu Rosa |
Gostaríamos de agradecer imensamente a recepção do artista Dirceu Rosa e da sua família.
Muito obrigada,
Pat Marré.