Em nosso último lançamento, tivemos uma forte presença da pedra turquesa em nossa coleção. Foi uma das principais gemas da coleção Protagonismo (Kimi), e apareceu também em algumas peças da coleção Equilíbrio e Sustentabilidade (Hopi). Aproveitando isso, resolvemos contar um pouco sobre a história da pedra.
A turquesa foi apresentada para a Europa pelos turcos. Eles acreditavam que a gema trazia sorte, e é deles que vem seu nome: “turquesa” quer dizer “pedra turca”.
Apesar dos turcos terem popularizado a pedra, não foram eles que a descobriram. Em épocas antigas, egípcios utilizaram a turquesa, especialmente na decoração de objetos, e a Pércia a determinou como pedra nacional.
Atualmente, a turquesa, além de usada na joalheria, continua fazendo parte da cultura de Nativos Americanos. Artesãos de tribos costumam utilizá-la, especialmente na tribo navajo.
A turquesa é uma gema cuja cor oscila entre o azul e o verde, com interferência de faixas e manchas escuras. Essas faixas e manchas são a inclusão de prata na gema. Acredita-se que ela melhore a circulação, ajude na meditação e tenha um grande poder de cura.
Gostou? Então confira algumas peças nossas com a pedra. (: